quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

PUBLICO HOJE, UM POEMA MARAVILHOSO ESCRITO EM NOVEMBRO DE 1997, PELA POETISA GAÚCHA MARIA MARGARIDA DIAS CASSALES.


ESCRITORA E ADVOGADA GAÚCHA - MQRGARIDA DIAS CASSALES (MARGÔ), QUE AO VISITAR NATAL, EM NOVEMBRO DE 1997, FICOU ENCANTADA COM O MAR.
DEDICOU-NOS, POIS, ESTE BELÍSSIMO POEMA QUE TRANSCREVO ABAIXO.


Despedida de Natal 

-Vontade de chorar
 lágrimas de mar! 
Deixá-las rolar, 
em gotas-esmeraldas
 por meu corpo ardente 
daquele sol Potiguar.

 -Transfigurada em sol 
Transfigurada em oceano,
 fundo-me neles em simbiose de amar. 

 -Abraço dunas brancas
 onde repousam cajueiros... 
Deixo a voz do vento 
sussurrar histórias de façanhas
 e glórias de um povo sem par.

 -Tranfigurada em vento
 Transfigurada em dunas, 
fundo-me neles em simbiose de amar. 
 -Mas o tempo, 
esse bedel encarregado da cisão,
 movimenta-se cortando,
 rasgando, impregnando de fel 
a simbiose de amar... 

 -Priva-me da voz da brisa 
cantante que dança ao léo em doce liberdade... 
Silencia palavras amigas vindas 
da boca da linda cidade.
 Dilui, na distância, as esmeraldas-mar! 
Empana a visão cobrindo as dunas brancas,
 a admiração do solo e dos seres...

 -E nessa plangente despedida arranca, 
arrasta para o céu meu ser contrito
 num vôo desalentado, 
num adeus aflito, 
temendo não mais rever tal natureza!
 Terei sonhado com tanta beleza? 

******************************************************
 Margarida Cassales/1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário