domingo, 10 de junho de 2012

"CENTELHAS DE UMA CIDADE TURÍSTICA, PELAS LENTES DE JAECY EMERENCIANO GALVÃO". -SYLVANA KELLY.

JAECY EMERENCIANO GALVÃO
SYLVANA KELLY


Sylvana Kelly escreveu pelo facebook:

 "Lucia Helena, muito obrigada pela lembrança antecipada do meu aniversário em 13-06. 
Aqui em Ceará-Mirim todos estão bem, a cidade se organiza para o período de campanha política. Eu ando bem longe disso, pois estou em período de defesa do mestrado e na busca de mais referências sobre Jaeci Galvão. Tenho contato com seu filho - Jaeci Emerenciano Galvão Junior, através de quem, visito o grande fotógrafo. E é bem comum ele se emocionar ao lembrar  o passado, quando era atuante na fotografia, nos esportes, nos eventos e nos meios sociais. 
O título da minha tese é provisório: "Centelhas de uma cidade turística, pelas lentes de Jaeci Emerenciano Galvão". Quando a data da defesa for marcada, lhe avisarei, a banca na UFRN é aberta a convidados e se no dia você estiver disponível para assistir, terei a honra de sua presença conosco".

 R E S U  M  O

 Sylvana, a honra é toda minha. Eu sei o que significa ser homenageada, em vida, como tema de estudo acadêmico. Tive essa emoção através da aluna da UVA - Márcia Ferreira - em janeiro de 2010. Assisti a aula e me senti prestigiada. Jaecy sentirá essa emoção e louvo seu gesto menina, lembrando-se dessa referência na fotografia, desde as décadas mais recuadas. Ele cobriu o meu baile de debutante em 1960, meu casamento e tantos outros eventos em Natal e fora do Estado. Ele criou o seu próprio nome e levou a nossa cidade para muitas outras e por diversos países. Meu aplauso pela bela empreitada. Aplauso à UFRN pela aluna e profissional que soube formar; à Natal que receberá essa homenagem ao seu mestre da fotografia. Parabéns ao Curso de Mestrado de Gestão em Turismo que abriu seu leque para o desenvolvimento de pesquisas históricas. Dentro desses trâmites, Sylvana Kelly descobriu o grande papel do renomado fotógrafo - Jaecy Galvão - e escreveu sua tese de Mestrado intitulada: "CENTELHAS DE UMA CIDADE TURÍSTICA, PELAS LENTES DE JAECY EMERENCIANO GALVÃO".
 E Sylvana me conta da sua alegria em infiltrar-se numa área que vem se desmembrar no Curso de Mestrado da UFRN - Área de TURISMO: DESENVOLVIMENTO E GESTÃO - onde ela encontrou forte inspiração para pesquisar sobre a arte fotográfica de Jaeci Galvão, sob a orientação da professora - Doutora em Ciências Sociais - Maria Lúcia Bastos Alves. 

Sylvana Kelly nasceu na zona urbana do Rio de Janeiro, sempre passando férias por Natal e Ceará-Mirim - terra dos seus ancestrais e onde mora, atualmente. O clima de férias, de recepção e de alegria, sempre a encantaram, como algo mágico, impulsionando-a a fincar os pés no vale verde. Leitora assídua de grandes autores e revistas, além de jornais, descobriu o talento do fotógrafo em estudo, através de fotos e cartões postais, sobretudo na fonte inesgotável de Luís da Câmara Cascudo, Sylvio Pedroza e tantos outros que marcaram seus nomes à história do Rio Grande do Norte. Foi, assim que a mestranda começou a pesquisar a arte de Jaecy Galvão. 

 Depois de trabalhar muitos anos na Indústria Farmacêutica decidiu mudar de vida, vir para Natal e procurar algo que realmente lhe provocasse a felicidade que buscava. As áreas conquistadas deram-lhe os diplomas em Administração de Empresas e Turismo e uma especialização em Gestão e Estratégia de Marketing, áreas muito mercadológicas. Mas ainda não chegara ao que buscava. Queria algo sensível, queria a história e as ciências sóciais, por isso procurou a professora Maria Lúcia para lhe orientar num projeto de pesquisa. E começaram a trabalhar as imagens fotográficas de Jaecy Galvão transformadas, em boa parte, em cartões-postais, que ajudaram a inscrever na memória de várias pessoas, os espaços da cidade de Natal. 
 Jaecy fotografou tudo que podia, com sensibilidade e muita arte, transformando as imagens em cartões postais divulgados pelo mundo, noticiando amores distantes, que revelavam orgulhosamente, uma cidade aberta em beleza, romantismo, poesia e em sua natureza exuberante. É como ele próprio expressa: "O turismo, a paisagem e a fotografia compõem uma tríade inseparável, na qual o visual articula-se entre indícios de representações, relações, formas de consciência coletiva e de maneiras de ver o mundo que tornam possível um conhecimento visual capaz de fornecer elementos à leitura dos eventos sócio-espaciais.(...)
 A narrativa fotográfica das paisagens natalenses construída por Jaeci Emerenciano Galvão constitui-se em elemento primordial para o entendimento de como a paisagem natalense se constitui enquanto representação simbólica de um imaginário turístico." Sylvana, 2011. 


 Fonte das fotos do acervo de Jaecy, pelo filho Júnior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário